Trazendo o ano de 2020 para os negócios, podemos dizer que a palavra-chave foi “resiliência”. Uma das principais demandas das empresas foi a necessidade de realização de transformação digital, virando a chave, e entrando numa nova realidade de mercado, onde, além de facilitar o processo de compra e venda, foi necessário vislumbrar se aquele mercado estaria propenso a seguir comprando os seus produtos.

Como forma de reduzir os impactos, muitas empresas se reinventaram e adentraram em mares, até então, inexplorados. Existem diversos casos que podemos citar, mas um que nos chamou bastante a atenção foi o de um salão de beleza que se tornou mercado de produtos orgânicos, como forma de manter a sua equipe empregada, e “hibernar” enquanto a demanda não normalizava.

Muitos amigos nos abordam para saber como o Faceponto manteve um crescimento exponencial no período de crise, e o que vem à mente, até como forma de auxiliar outras empresas é apresentar o princípio da cocriação. O empresário é conhecedor do seu negócio, e é imprescindível manter a comunicação com os seus clientes, uma vez que de tempos em tempos as necessidades mudam, e o seu negócio deve acompanhá-las. Logo, você é a pessoa apta a analisar as fraquezas do seu negócio, transformá-las em diferencial competitivo

Através da análise do NPS, e das indicações de melhoria dos nossos clientes, mantivemos o sistema compatível com o esperado pelo nosso público, o que acarretou um índice de aprovação mensal acima do verificado em mercado, e consequente redução do churn. Com isso, conseguimos fidelizar nossa carteira de cliente, e abarcar os leads que constavam em carteira para fechamento há algum tempo.

Além das melhorias no sistema, vislumbramos demandas mercadológicas ociosas que foram incorporadas ao nosso mix de serviços, o que favoreceu a ocorrência de upsell e cross sell. Por fim, as participações em editais de relevância nacional nos levaram a um processo de aceleração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com um aporte financeiro que possibilitará a operacionalização em todo o território nacional de forma ainda mais rápida.

Lembre-se, a sua empresa tem uma identidade empresarial que será o seu alicerce, porém, isso não significa imutabilidade. A perpetuidade do negócio muito lembra o paradoxo do navio de Teseu, onde, numa longa viagem, o navio teve suas peças desgastadas substituídas, como forma de evitar possíveis danos, e ao chegar no seu destino, constatou-se que o navio não era mais o mesmo. O que torna o navio que saiu do porto igual ao que chegou no outro extremo não são as peças, e sim a sua essência, a sua equipe. Pense nisso!

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