É fato que o processo de otimização da jornada de trabalho traz economia para as empresas, e isso fica evidenciado pela redução do tempo de trabalho da equipe, que não só diminui o montante financeiro repassado para quitação de horas extras, como também torna o ambiente de trabalho mais saudável, reduzindo a insatisfação da equipe, Burnout, e queda de produtividade. Pois é, atingir o sucesso não se trata de gastar mais energia, e sim de direcioná-la de forma racional.

Um dos objetivos das grandes corporações é o foco na redução da emissão de carbono, que acarreta melhoria na competitividade, possibilidade de  acesso a créditos especiais, e a inserção da empresa no rol dos negócios sustentáveis, melhorando a sua imagem perante a sociedade.

Com isso, chegamos no ponto chave desse artigo, que é a redução da emissão de carbono pela melhoria da jornada de trabalho. Um estudo realizado pela Universidade Amherst de Massachusetts mostrou que se passássemos 10% menos tempo no local de trabalho, seria possível reduzir em 14,6% a nossa pegada de carbono. E caso seja possível estabelecer um dia da semana para realização de trabalho home office, o índice de redução da emissão de carbono cairia em quase 30%.

Para os negócios que conseguem utilizar o sistema híbrido de trabalho, será possível vislumbrar a redução no uso de transporte para deslocamento dos colaboradores até o ambiente de trabalho. E, ainda, a diminuição do consumo de snacks e outros alimentos industrializados, cuja produção desempenha um papel relevante na emissão de carbono, e que geralmente são consumidos nos intervalos da jornada. É fato, que na maioria dos casos, comer em casa significa comer melhor.

Para as empresas que desempenham atividade essencial, a otimização da jornada é um grande passo para o controle da emissão de poluentes. Otimizar o tempo do colaborador dentro da empresa, gerando redução de tempo da jornada, conforme os dados supracitados, será de grande valia, possibilitando a melhoria da imagem para o seu público, e realização de endomarketing, o que promoverá o aumento do engajamento, e satisfação dos seus colaboradores.

Diante de toda essas informações, fica ainda mais evidente que a melhoria na gestão da jornada de trabalho da sua equipe não só será muito boa para a saúde financeira do negócio, assim como para o aumento  da produtividade de sua equipe, e a possibilidade de desenvolvimento do marketing com foco na sustentabilidade. Pense nisso: Empresas sustentáveis lucram mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *