Por Fernanda Duda

Time bem estruturado é o caminho para o sucesso de seu negócio! A área de Recursos Humanos, cada vez mais, é ponto chave quando se fala em otimização de atividades e procedimentos dentro de uma empresa. Através da análise de dados, e com o auxílio de softwares de gestão e automação, o RH se tornou fundamental no crescimento do capital humano, fazendo os processos funcionarem da melhor forma dentro da rotina da organização, e, consequentemente, obtendo melhores resultados. 

Essa inserção tecnológica é peça estratégica quando se fala em redução de custos dentro de uma empresa, pois são investimentos que, além de aumentar a produtividade e eficiência operacional, também diminuem gastos desnecessários muitas vezes ocultos entre processos sem monitoramento. De acordo com um estudo publicado pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), em agosto de 2020, o controle e a redução de custos e despesas estavam entre as atividades que mais demandam tempo dos gestores de tecnologia nas empresas, dedicando 43% do seu tempo a esse objetivo.

Soluções como ERP, CRM, Automação de Vendas e Marketing Digital são alguns dos investimentos em tecnologia que contribuem para a redução de custos, uma vez que permitem o acompanhamento de indicadores importantes em tempo real. O ERP (Enterprise Resource Planning), conhecido também como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, permite acompanhar todos os processos da sua empresa, do planejamento da produção até as vendas e os resultados finais, gerando informações que ajudam a reduzir custos do dia a dia. Essas informações, como aquisição de matéria prima, dimensionamento de produção, orçamentos e precificação, estando bem acompanhadas, geram um retorno mensurável. 

Já o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que acompanha todo o relacionamento que sua empresa tem com o cliente, seja nos contatos iniciais, na venda ou no pós-venda. Com ele, é possível identificar os clientes mais rentáveis, os que compram com maior frequência e os que precisam de mais relacionamento. Ou seja, utilizando essa ferramenta, sua empresa pode se concentrar nos contratos de maior potencial e trabalhar alinhada com o retorno de cada um.

Além disso, um bom planejamento de marketing digital permite que a empresa automatize uma série de tarefas de relacionamento e vendas, como também ajuda a reduzir os custos de aquisição de novos clientes, isso porque utiliza-se canais certeiros para chegar ao seu público alvo. Sites, redes sociais, e-mails, anúncios, tudo isso facilita a comunicação, automatizando processos práticos, o que fortalece o contato com o público certo e reduz o tempo com atendimentos, por exemplo. 

Diante do exposto, é evidente que a gestão baseada em dados, com tecnologias que permitem enxergar todos os processos e gerenciar todos os indicadores, já é uma realidade. Trabalhar com essas ferramentas é ter informações precisas a todo momento, sendo de suma importância para identificar suas despesas e trabalhar sobre elas. Dessa forma, a inovação na área de Recursos Humanos é fundamental, pois com dados sólidos em mãos, reduzir os gastos e aumentar a produtividade torna-se mais fácil, gerando inteligência competitiva e facilitando na compreensão de entrega de valor ao seu cliente. 

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